O tema da orientação sexual dos menores é ainda hoje extremamente controverso. São poucos os pais que estão preparados para lidar com esta questão.
Mas, acima de tudo, são muitas as crianças e jovens que não estão preparadas para o fazer. Principalmente quando falamos em casos de homossexualidade.
Há algum tempo, uma imagem ficou viral nas redes sociais onde se podia ver um inquérito feito a alunos do 5.º ano da Escola Básica Francisco Torrinha, no Porto. A turma terá recebido uma ‘ficha sociodemográfica’ no âmbito da disciplina de Cidadania que continha perguntas como: «Namoras atualmente?», «Já namoraste anteriormente?» ou «Sinto-me atraído/a por: homens, mulheres ou ambos?».
Este inquérito levou a que este assunto fosse debatido também por psicólogos.
Polémica: Inquérito sobre orientação sexual dos alunos criticado por psicólogas – O nosso artigo na Revista Crescer
Já sabe que temos uma parceria com a Revista Crescer onde publicamos com frequência alguns artigos ou entrevistas nossas?
Conheça uma dessas entrevistas às nossas psicólogas Alexandra Rosa e Carla Pereira : “Polémica: Inquérito sobre orientação sexual dos alunos criticado por psicólogas”, na qual se abordam diversas questões, nomeadamente:
- Enquadramento da realidade em que foi realizado o inquérito
- Devem ou não os professores abordarem o tema da sexualidade nas escolas
- Reação dos psicólogos
Se quer saber um pouco mais sobre esta temática, leia a entrevista, conheça as opiniões das nossas psicólogas e esclareça as suas questões.
Se ficar com alguma dúvida, fale connosco. Temos todo o gosto em ajudar.