O que é esperado do meu filho em cada etapa do seu desenvolvimento?
Estará ele a acompanhar o desenvolvimento normal?
Todas estas questões surgem na cabeça de qualquer pai/mãe! Saber que o nosso filho está a acompanhar o crescimento esperado, deixa-nos mais tranquilos e descansados. Resta então conhecer qual será esse crescimento.
O desenvolvimento não deverá ser visto de forma estanque e muito menos limitada, na medida em que o bebé deverá ter de adquirir cada competência no tempo estipulado. Existe sempre margem para as aquisições poderem ser mais demoradas ou mais rápidas, consoante a predisposição do bebé para cada etapa e a estimulação realizada para as alcançar. Desta forma, este progresso temporizado é apenas um guia para conhecermos e estimularmos o nosso filho da forma mais correta, nas alturas indicadas.
1º trimestre o bebé desenvolve-se mais na posição de deitado
- o bebé deverá brincar de barriga para cima com as mãos juntas na linha média a tentar brincar com os seus brinquedos, levando-os à boca. inicialmente apresenta a mão fechada com o polegar por dentro, esperando-se que no final deste trimestre, consiga abrir a mão voluntariamente e agarrar objetos reflexamente.
- O bebé deverá ser ajudado pelo adulto a direcionar o olhar para a brincadeira.
- O bebé deverá ser frequentemente colocado de barriga para baixo para estimular o nosso bebé a levantar a cabeça e a controlá-la
- Ao final dos 3 meses espera-se que consiga brincar na linha média e controlar a sua cabeça, adquira o controlo olho-mão, permitindo direcionar o olhar para a sua brincadeira de forma intencional
2º trimestre passa de deitado para sentado
- Começará a brincar, quando está de barriga para cima, com as mãos na barriga, nos joelhos e até mesmo nos pés, de forma simultânea com as duas mãos ou com uma de cada vez.
- Na posição de barriga para baixo, começa a levantar mais a cabeça e a apoiar os braços sobre o chão, de forma a observar melhor o ambiente ao seu redor.
- Começa a realizar fenómenos como o rolar ou rebolar e, posteriormente, a conseguir sentar-se de forma autónoma.
- Inicia um processo de brincar em que já consegue agarrar o objeto de forma intencional, até mesmo objetos de menor tamanho, e consegue também transferir brinquedos de uma mão para a outra, diversificando as suas brincadeiras.
3º trimestre passa de sentado para a posição de gatas
- O bebé mostra interesse em chegar aos brinquedos já mais distantes dele, sentindo necessidade de apoiar as mãos no chão e a começar a levantar o rabo do chão, antecipando a posição de gatas;
- Por volta dos 8 meses, começa a gatinhar explorando o mundo ao seu redor, começa a agarrar-se a tudo e puxar-se para se por de pé, sempre com apoio.
4º trimestre passa da posição de gatas para a posição de pé e o andar
- O bebé começa a dar pequenos passos, com apoio e até recorre a andar apoiado com ambas as mãos na parede, ajudando a que finalmente consiga andar autonomamente.