As experiências sensoriais contribuem para o desenvolvimento do cérebro desde o nascimento do bebé.

Tal como refere Ayres, podemos considerar as sensações como “a comida do cérebro”.

Ao estimularmos os sentidos estamos a enviar informação através de sinais nervosos ao cérebro para que se estabeleçam ligações neurais importantes. Sem esse envio de informação o nosso sistema nervoso não se desenvolveria adequadamente.

Todos nós já ouvimos falar sobre os 5 sentidos, e reconhecemos a sua importância:

  • Visão
  • Toque (tato)
  • Audição
  • Paladar
  • Olfato

Estes são considerados os “sentidos externos”, aqueles que recebem a informação do exterior e permitem-nos reconhecer e conhecer o mundo.

Ainda que, por vezes, um dos sentidos esteja a ser mais trabalhado, habitualmente formam uma experiência sensorial em conjunto. Ou seja, vários sentidos a trabalhar em simultâneo promovem uma experiência multissensorial.

Apesar de normalmente ouvirmos falar dos 5 sentidos, temos ainda outros 2 (vestibular e propriocetivo), os “sentidos internos”.

O sistema (ou sentido) vestibular é chamado de “sentido do movimento”, localizado no ouvido interno, e deteta informações como o movimento, distância…

O sistema propriocetivo está relacionado com a “posição do corpo”, é através dele que conseguimos perceber a posição do corpo, a força exercida…

Experiências sensoriais: Como utilizar a brincadeira para estimular os mais novos

Use brincadeiras que explorem todos os sentidos. Em seguida poderá encontrar 3 ideias de atividades ou experiências sensoriais.

Mas lembre-se, são somente ideias. Não se esqueça de ter em conta as preferências do seu filho, deixe-o escolher de entre várias atividades a que irão fazer ou mesmo inventar algo novo.

Esta pequenina estratégia fará com que o seu filho tome decisões/faça escolhas e dê ainda mais significado às brincadeiras que está a realizar.

1 – Tintas com texturas e cheiros

Poderão fazer a tinta caseira juntos (ela pode incluir texturas e cheiros) e pintar com os dedos, as mãos e os pés. 

Para uma experiência sensorial diferente pode ainda utilizar o papel de bolha enrolando-o no pé e molhando-o na tinta. 

Assim ao andar sobre o papel o seu filho irá fazer uma pintura com formas diferentes, sentindo o volume das bolhas no pé e ouvindo o seu rebentar.

2 – Teste do paladar/olfato

Esta atividade vulgarmente utilizada, é riquíssima pois permite ao seu filho utilizar apenas um sentido (estimulando a sua utilização) para descobrir o ingrediente secreto. 

Coloque em várias tacinhas diversos ingredientes (canela, sal, ervas aromáticas, limão, chocolate, entre outros) e deixe que o seu filho os identifique cheirando-os ou provando-os.

3 – Gincana sensorial

Estabeleça um percurso de tarefas que inclua saltar, percorrer um túnel (que pode ser feito com recurso a cadeiras e um lençol), escalar uma muralha de almofada, encontrar um tesouro escondido. Durante o percurso inclua obstáculos com diferentes texturas, use cheiros…

Esperamos que este artigo seja útil para si! Se tiver questões relacionadas com o brincar e a criança, estamos disponíveis para esclarecer!

[egoi_form_sync_2]