Brincar é, e deverá ser a ocupação/atividade principal da criança. A brincadeira é muito mais do que diversão. É no fundo a melhor ferramenta de aprendizagem sobre o mundo e sobre si mesmo que o seu filho possui.

É a partir da brincadeira que ele começa a adquirir e desenvolver as suas competências e, isto acontece desde que nasce.

Ir buscar a bola colorida que se encontra no fundo da sala pode ser a motivação que faz com que o bebé arrisque os seus primeiros passinhos que o permitem chegar até ela. É ao brincar às mães e aos pais que as crianças começam a perceber os papéis sociais…

Brincar: Será que percebe a sua importância para o desenvolvimento das crianças?

Atualmente há um maior reconhecimento da importância do brincar.

Ainda assim, verificamos que as crianças têm cada vez menos tempo para brincar e que as brincadeiras são cada vez mais sedentárias.

O tempo e o espaço para a brincadeira dá oportunidade para a criança:

  • Desenvolver as competências físicas e de linguagem
  • Aprender a cuidar dos outros
  • Começar a tomar decisões, fazer escolhas
  • Interagir com o outro (fazer amigos)
  • Aumentar a sua autoconfiança
  • Desenvolver a autonomia e independência
  • Desenvolver a criatividade e imaginação

Existem dois tipos de brincar (ou de jogo), o brincar livre e o brincar estruturado.

O brincar livre é o espontâneo, aquele que é conduzido pelo interesse da criança. Este é o mais importante, principalmente para as crianças mais pequenas.

O Brincar estruturado é o que ocorre num tempo e local específico tal como aulas de natação, teatro… E é neste tipo de brincadeira que as crianças mais velhas habitualmente se envolvem.

Com o crescimento a maneira como o seu filho brinca vai mudando. Passa a envolver-se em brincadeiras mais exigentes, começa a estar interactivamente com outras crianças em vez de brincar sozinho ou ao lado dos outros. Começa a envolver-se mais no brincar estruturado (ainda que o livre deva sempre ser estimulado!).

É importante que haja tempo para as crianças brincarem. E, esse brincar deve ser variado, envolver o movimento, a criatividade e a exploração dos sentidos. e, além disso, deve ser partilhado com os pais.

E o brincar não se restringe apenas ao momento de “brincar”. Todas as tarefas do dia-a-dia podem ser uma forma do seu filho desenvolver o espírito da brincadeira (pôr a mesa, arrumar o quarto…). Se assim for potenciará o desenvolvimento da autonomia do seu filho de forma lúdica!

Ideias de brincadeiras com o seu filho

Em seguida deixamos algumas ideias para que possa brincar com o seu filho tendo em conta a sua faixa etária.

1 – Bebés

Use objetos de diferentes tamanhos e textura que permitem desenvolver a capacidade de agarrar e a exploração do sentido táctil.

Isto é importantíssimo, por exemplo, para o desenvolvimento da consciência corporal.

2 – Crianças

Use fantoches, e construa um verdadeiro teatro para que o seu filho possa fazer as representações.

3 – Crianças no pré-escolar

Proporcione atividades desafiantes que envolvam pular, trepar, correr, ultrapassar obstáctulos ao ar livre ou em casa.

4 – Crianças em idade escolar

Sempre que possível faça experiências (ex. flubber caseiro) e/ou construções (ex. torre de paus de gelado).

Esta é uma parte essencial da vida e vital na infância promovendo o desenvolvimento social, emocional, intelectual e físico! Incentive o seu filho e junte-se a ele na diversão da brincadeira!

Autor: Terapeuta Ocupacional Margarida Sabino

[egoi_form_sync_2]