A psicóloga Alexandra Rosa escreveu para os leitores da Nova Gente um conjunto de dicas imperdíveis para ajudar os casais a sobreviver a este período atípico em que o isolamento, por força das circunstâncias, se impõe.
É certo que esta é uma altura com enormes mudanças na nossa vida e a rotina totalmente partilhada, e por vezes com filhos em casa também com as suas rotinas e tarefas, pode aumentar o stress entre os casais e começar a traduzir-se em discussões e desentendimentos.
Para sobreviver a este período desafiante sugerimos:
- Conversas diretas e honestas relatando sentimentos e dificuldades que vivem;
- Bom planeamento dos dias, das rotinas e da gestão das diferentes tarefas;
- Encontrar em casa espaços ou zonas de trabalho/estudo que permitam que cada um tenha alguma privacidade e conforto em momentos “laborais”;
- Reservar pelo menos uma hora do dia em que cada um, à vez, se pode isolar e utilizar esse tempo e espaço só para si, sem interrupções de modo a reencontrar-se consigo próprio, respirar fundo e recarregar baterias! O que fazer com esse tempo? Ler, jogar, fazer exercício, ver uma série, meditar, telefonar a amigos e familiares distantes, dormir, fazer tudo o quiser ou simplesmente não fazer nada.
Leia o artigo completo na Nova Gente e se ficar com alguma dúvida, fale connosco. Temos todo o gosto em ajudar.