Sabe que existem atividades para estimular ou relaxar o seu bebé? Se é mãe ou pai de um bebé talvez já tenha sentido uma grande dificuldade em pô-lo a dormir depois de ele ter estado a brincar…
Existem alturas em que está cansadíssima/o e até está na hora do seu bebé dormir mas ele está tão excitado que ninguém o consegue acalmar. Já lhe aconteceu?
Se já aconteceu saiba que, apesar de ser normal, pode ser evitado. Basta que saiba como agir (que atividades usar) em cada altura do dia e usar atividades para estimular ou relaxar, conforme o seu objetivo.
Atividades para estimular: Conheça primeiramente os estados de vigília do bebé
Mas para falarmos de atividades estimulantes/relaxantes precisamos primeiramente de conhecer os estados de vigília do bebé.
O seu bebé tem vários estados de vigília. O Sono Profundo e Leve em que se mantém a dormir, o estado Sonolento em que os seus olhos parecem fixos ao longe, sem focarem em nada.
Em seguida começa a entrar no estado Calmo-Alerta. Está alegre, participativo e atento, faz poucos movimentos e concentra-se num estímulo específico.
Ainda assim, se for muito estimulado enquanto está neste estado entra num estado em que esperneia e movimenta o corpo excitadamente, Ativo-Alerta.
Quando chega a este estado após relativamente pouco tempo começará a ficar agitado, podendo chegar ao último estado de alerta, o estado de Choro.
Ao conhecermos os estados de vigília do bebé torna-se fácil perceber que ao utilizarmos atividades relaxantes ou estimulantes poderemos ajudar o bebé a descer ou subir os patamares de vigília.
As atividades relaxantes, como por exemplo embalar no estado de choro ou música no estado sonolento, fornecerão ao sistema nervoso do bebé informação tranquilizante que fará com que desça um patamar de vigília.
Já as atividades estimulantes fornecem informação de alerta. Falamos de um ruído forte no sono profundo ou demasiadas caras estranhas quando o bebé está sonolento que farão o bebé subir um patamar.
Ou seja, você poderá utilizar atividades que acalmem ou ponham alerta o sistema nervoso do bebé, o que terá um impacto direto no seu comportamento.
Dependendo da idade do seu bebé, utilizará mais ou menos atividades relaxantes ou estimulantes.
Exemplos de atividades que pode falar com o seu bebé
À medida que o bebé vai crescendo as atividades para estimular vão-se tornando predominantes.
Já as relaxantes tomarão lugar apenas em alturas específicas do dia, por exemplo previamente à rotina do sono.
Importa saber que é no estado calmo-alerta que o bebé aprende. Já quando passa para o estado ativo-alerta essa aprendizagem é anulada pois o movimento frenético dos músculos impede o enfoque no estímulo específico.
De seguida deixamos algumas ideias de atividades/estratégias estimulantes e atividades relaxantes que pode incluir na rotina diária.
Esteja atento ao seu bebé (em que estado de vigília se encontra a cada momento) e utilize atividades que o permitam relaxar ou ficar alerta.