Especialidades Terapia da Fala Para quê?

Terapia da Fala - Para quê?

"A Terapia da Fala consiste no desenvolvimento de atividades no âmbito da prevenção, avaliação e tratamento das perturbações da comunicação humana, englobando não só todas as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita, mas também outras formas de comunicação não verbal."

(D/Lei 261/93, de 24 de Julho)

equipa tf rita costa equipa tf andreia batista equipa foto Rita Pereira equipa-foto-soraia-ibrahim

O que faz o terapeuta da fala?

O Terapeuta da Fala é o profissional responsável pela prevenção, avaliação, intervenção e estudo científico das perturbações da comunicação humana, englobando não só todas as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita mas também outras formas de comunicação não-verbal. O Terapeuta da Fala intervém, ainda, ao nível da deglutição (passagem do alimento desde a boca até ao estômago). Avalia e intervém em indivíduos de todas as idades, desde recém-nascidos a idosos, tendo por objetivo geral otimizar as capacidades de comunicação e/ou deglutição do indivíduo, melhorando, assim, a sua qualidade de vida (ASHA, 2007).

Quando devo recorrer ao terapeuta da fala?

De seguida focamos algumas dificuldades que podem levar à procura do terapeuta da fala em cada faixa etária.

  • Neonatologia: prematuridade, dificuldades na alimentação, dificuldades na comunicação;
  • Crianças: alterações de comunicação, linguagem, fala, leitura e escrita, gaguez, motricidade orofacial, deglutição.
  • Jovens, adultos e idosos: gaguez, perturbações da linguagem, fala e deglutição adquiridas (ex.: associadas a doenças degenerativas, AVC…), patologias vocais (ex.: nódulos, pólipos…).

No entanto, o terapeuta da fala não atua apenas após a instalação de um problema, a prevenção e a promoção de desenvolvimento de competências é uma área de atuação cada vez mais importante. Assim, por exemplo, a promoção das competências da comunicação e da voz nos mais diversos profissionais (locutores, políticos, professores, formadores, entre outros), prevenindo também o surgimento de patologia é uma importante resposta que o terapeuta da fala pode dar.

Marcações

telemóvel91 777 00 62

Especialistas em Terapia da Fala, Psicologia e Terapia Ocupacional

50% de desconto na 1ª Consulta

Até 31/03/2017!

Marcação Online

 

Contatos

telemóvel91 777 00 62

email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

facebook facebook.com/faleconnosco.saude

blogspotfaleconnosco-saude.blogspot.com