Especialidades Terapia da Fala A evolução da linguagem dos 2 aos 6 anos

A evolução da linguagem dos 2 aos 6 anos

Criança a brincar com bolas de sabão

Autor: Terapeuta da Fala Rita Costa

Enquanto pais queremos perceber se o nosso filho se encontra dentro do que é expectável na sua faixa etária e como podemos estimulá-lo. São frequentes preocupações como o meu filho troca muitas sílabas/sons nas palavras, as outras pessoas não o conseguem perceber… Pois bem, é certo que cada criança tem o seu ritmo de desenvolvimento que deve ser respeitado, no entanto podemos e devemos estar atentos, conhecer mais sobre o percurso normal de desenvolvimento e saber como estimular da melhor forma em cada etapa.

Se houver dúvidas, fale com o seu médico de família, com o seu pediatra e não deixe de consultar um terapeuta da fala, estes são os profissionais a quem deve recorrer para que sejam efetuados os despistes necessários e para que, em caso de necessidade, a intervenção seja o mais precoce possível.

 

2-3 anos

Características

  • Brinca ao faz de conta, por exemplo dar de comer a um boneco.
  • “Idade dos porquês”.
  • Diz o nome e a idade.
  • Canta músicas simples e faz os gestos.
  • Grande expansão de vocabulário.
  • Nomeia e diz para que servem objetos comuns.
  • Identifica imagens de ações.
  • Responde a perguntas simples Quem? Onde? O quê?
  • Identifica grande, pequeno e muito.
  • Produz frases com 4 palavras (ex.: Eu quero um gato!; Hoje vou à escola!; Eu gosto de gelado!) e já começa a produzir frases coordenadas (ex.: "Eu quero um gato e um cão.").
  • Utiliza predominantemente substantivos mas também já utiliza verbos, adjetivos, determinantes, pronomes pessoais, alguns advérbios e preposições.
  • Já começa a fazer a variação em género e número.

Atividades

  • Reserve tempo para ouvir a criança e responder-lhe.
  • Expanda os seus enunciados, por exemplo se a criança disser "comer", diga "Vamos comer a sopa".
  • Envolva a criança nas atividades do dia-a-dia.
  • Explore os brinquedos e os objetos do dia-a-dia com a criança: nome, características, para que servem.
  • Explore livros.
  • Façam jogos em que cada um joga na sua vez (lotos de imagens, de identificação de sons, de associação de pares, cores...)
  • Se a criança ainda usa o biberão e/ou a chupeta, encoraje-a a deixar de usar!

Sinais de Alerta

  • Só produz palavras simples.
  • Não junta 2 palavras em frases simples (ex.: "dá pão").
  • Não responde a perguntas fechadas sim/não.
  • Não aponta para partes do corpo a pedido.
  • Não executa uma ordem simples.

 

3-4 anos

Características

  • Utiliza habitualmente uma linguagem compreensível para desconhecidos.
  • Diz “eu” quando se refere a si.
  • Compreende perguntas com os pronomes Porquê? Quanto? Como?
  • Compreende os locativos: à frente, atrás, dentro, fora.
  • Descreve acontecimentos do dia-a-dia.
  • Conta pequenas histórias com apoio de imagens.

Atividades

  • Converse diariamente com a criança.
  • Deixe-a realizar atividades adequadas à sua idade e que desenvolvam a sua independência.
  • Leia histórias em conjunto, deixe-a ajudar a contar a história e peça no final que conte a história para si.

Sinais de Alerta

  • Utiliza um discurso ininteligível para estranhos.
  • Utiliza mais os gestos que as palavras.
  • Não executa ordens de duas ideias.
  • Não responde a perguntas: O que é? Onde?
  • Não faz trocas de turnos num diálogo.
  • Fala só sobre um tópico específico.

4-5 anos

Características

  • Exprime-se de forma fluente.
  • Pergunta o significado das palavras.
  • Cumprimenta e pede desculpa.
  • Fala sobre os seus sentimentos.
  • Compreende ordens complexas.
  • Usa frases completas.
  • Começa a produzir frases subordinadas.
  • Fala do passado e do futuro.
  • Articula corretamente quase todos os sons.
  • Identifica sílabas de palavras di e trissilábicas.
  • Faz rimas.

Atividades

  • Estimule a imaginação (ex.: teatro de fantoches).
  • Cante canções.
  • Brinque com a divisão silábica (ex.: dividir as palavras em bocadinhos – sílabas com recurso a palmas).

Sinais de Alerta

  • Não comunica com estranhos.
  • Não faz diálogos.
  • Não descreve acontecimentos do dia-a-dia.
  • Não responde a perguntas: O que é? Porquê? Como?
  • Omite consoantes finais.
  • Troca o /g/ por /d / (ex.: "dato" em vez de "gato") ou o /k/ por /t/ (ex.: "tão" em vez de "cão").

 

5-6 anos

Características

  • Participa em discussões de grupo e espera a sua vez para falar.
  • Percebe críticas e comentários sobre si.
  • Conta histórias complexas.
  • Compreende perguntas complexas.
  • Compreende os opostos.
  • Articula de forma correta praticamente todos os sons da sua língua, pode ter dificuldade em articular palavras com grupos consonânticos.

Atividades

  • Explore rimas, lengalengas, trava-línguas em canções e livros.
  • Pergunte as sílabas inicias das palavras que aparecem durante um jogo.

Sinais de Alerta

  • Não conta histórias nem descreve o seu dia.
  • Utiliza frases mal estruturadas.
  • Exprime-se de forma pouco fluente.
  • Pronuncia mal as palavras.

 

Frase: "Não se esqueça que a criança precisa de crescer e aprender e os adultos são o modelo, só através deles aprenderá a usar a linguagem adequadamente!"

Bibliografia:

  • Prevention: Developing Language, disponível em www.cplol.org
  • Rebelo, Ana e Vital, Ana. Desenvolvimento da linguagem e sinais de alerta: Construção e validação de um folheto informativo. Re(habilitar), nº 2, Edições Colibri, 2006, pp.69-98.
  • Rigolet, Sylviane A.. Os Três P (Precoce, Progressivo, Positivo): Comunicação e Linguagem para uma Plena Expressão. Porto: Porto Editora, 2000.
  • Rombert, J. O gato comeu-te a língua. Lisboa: A Esfera dos Livros (2013).
  • Sim-Sim, Inês. Desenvolvimento da Linguagem. Lisboa: Universidade Aberta, 1998.

 

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