Especialidades Terapia da Fala A evolução da linguagem até aos 3 anos

A evolução da linguagem até aos 3 anos

linguagem ate aos 3 anos

Veja o vídeo aqui.

Artigo publicado em Revista ABCriançaPortal Barrigas de Amor e Portal do Bebé

Autor: Terapeuta da Fala Rita Costa

Durante a gravidez os pais esperam ansiosamente a chegada do seu rebento, uma nova etapa, uma nova vida, um novo ser… Um ser que nasce e cresce impressionantemente rápido, as roupinhas deixam de servir, surgem novos gestos, novas gracinhas, novas vocalizações… Inicia-se o caminho da comunicação: um choro diferente para cada necessidade, um sorriso em resposta ao nosso sorriso, uma gracinha repetida para nos ver sorrir, a primeira palavra que nos faz celebrar, os primeiros passinhos que para nós merecem uma festa!

O ser humano é um ser social, comunicar é primordial e a fala é o veículo de comunicação privilegiado.

Para os pais surgem muitas vezes inseguranças: quando é que o seu bebé vai começar a falar? Será que já devia dizer mais coisas? Quando é que vai começar a fazer frases? Como é que eu devo levar para que me entenda? Para responder a estas e outras questões vamos percorrer as etapas de desenvolvimento linguístico até aos 3 anos, altura em que qualquer adulto deverá já compreender o discurso da criança, não esquecendo, no entanto que cada criança tem o seu ritmo de desenvolvimento que tem que ser respeitado.

Se houver dúvidas, fale com o seu médico de família, com o seu pediatra e não deixe de consultar um terapeuta da fala, estes são os profissionais a quem deve recorrer para que sejam efetuados os despistes necessários e para que, em caso de necessidade, a intervenção seja o mais precoce possível.

 

0 aos 6 meses

O que acontece?

  • Chora de forma diferente consoante as necessidades: Nas primeiras 8 semanas de vida, o recém-nascido tem a sua comunicação muito reduzida, só tem à sua disposição o choro reflexo para expressar desconforto. A partir da 8ª semana o bebé torna-se mais responsivo, começa a saber manifestar a sua satisfação, o seu bem-estar, o gosto pela companhia dos interlocutores. Progressivamente o adulto vai conseguindo distinguir entre choro de dor (cólicas por exemplo), fome, sono, chamada de atenção por querer companhia …
  • Reage a sons e começa a dirigir o olhar e/ou a cabeça na sua direção.
  • Produz sons (sucção, arrotos, soluços, espirros, suspiros, palreio).
  • Manifesta os primeiros sorrisos intencionais, a primeira manifestação de bem-estar físico, psíquico e afetivo.
  • Começa a “conversar” (protoconversação) surgindo as primeiras alternâncias na tomada de vez da comunicação, a sobreposição das vocalizações do bebé e do adulto são menos frequentes.

Conselhos

  • Escute e responda às iniciativas do bebé (choro, movimentos corporais, riso, olhar…): Se por exemplo o bebé chorar com fome diga: “Calma bebé, a mamã já vai dar de mamar…”.
  • Cante e ria com o bebé: O canto acalma os nossos bebés e o riso é por excelência uma manifestação de bem-estar.
  • Fale com calma com o bebé: Aqui as rotinas diárias têm uma importância crucial, constituirão as bases para as primeiras aprendizagens semânticas, utilize frases simples e:
    • Explique-lhe o que ouve;
    • Explique-lhe o que faz durante a alimentação, higiene…
    • Nomeie pessoas familiares e objetos do dia-a-dia.

Sinais de Alerta

  • Não reage aos sons.
  • Não estabelece contacto ocular.

 

6 aos 12 meses

O que acontece?

  • Balbucio reduplicado: Mais do que produzir sons começa a produzir cadeias vocais dos mesmos sons repetidos /mamamamama/, /tatatatata/, /bababababa/ e consegue produzi-los durante bastante tempo seguido.
  • Reage ao seu nome, olhando para si quando o chama.
  • Reage quando o adulto nomeia objetos do uso comum, por exemplo se o adulto nomear um brinquedo que o bebé goste, ele vai querer alcança-lo ou olhar na sua direção.
  • Diz 1 ou 2 palavras, habitualmente “mamã” ou “papá” porque contêm consoantes bilabiais, as mais fáceis a ser aprendidas por serem as mais visíveis.

Conselhos

  • Encoraje todos os tipos de interação (expressão facial, riso, olhar…), ajude o bebé a descobrir o prazer da comunicação.
  • Dê tempo ao bebé para responder: É importantíssimo estimular a troca de turnos durante a comunicação e isto pode ser feito durante um qualquer jogo, por exemplo de encaixes, eu encaixo, tu encaixas… A imitação é também um ponto de partida para o turn-taking, o bebé faz, o adulto imita e o bebé volta a imitar.
  • Responda ligeiramente acima do nível das produções da criança: Aqui o importante é que expanda os enunciados da criança, por exemplo, a mãe está a brincar com a criança e o bebé produz /mamamamama/, a mãe pode dizer: “/mamamama/, sim a mamã está aqui, a mamã está a brincar com o bebé”.

Sinais de Alerta

  • Não reage ao seu nome.
  • Não reage a sons familiares como o telefone.
  • Deixa de produzir sons.

 

 12 aos 18 meses

O que acontece?

  • Identifica objetos de uso comum.
  • Compreende verbos de ações relacionadas com a vida diária.
  • Diz palavras isoladas com sentido de uma frase (ex.: dá, pai, mãe).
  • Repete palavras familiares.
  • Imita ações do adulto.

Conselhos

  • Responda ligeiramente acima do nível das produções da criança.
  • Dê o modelo correto, mas atenção que nesta idade é normal que a criança não diga as palavras corretamente, o importante nesta fase é que as diga e não como as diz.
  • Mostre-lhe livros e fale sobre eles.

Sinais de Alerta

  • Não usa palavras isoladas.
  • Não reage quando brincam com ele (ex.: olhando ou sorrindo).

 

18 aos 24 meses

O que acontece?

  • Identifica objetos e imagens de objetos.
  • Identifica partes do corpo.
  • Compreende ordens simples (ex.: "anda cá").
  • Diz o seu nome.
  • Junta 2 palavras em frases simples (ex.: "não quero").

Conselhos

  • Enriqueça o seu vocabulário nas situações do dia-a-dia, bem como as frases, por exemplo se a criança disser “popó aqui”, o adulto pode dizer “O popó está aqui”.
  • Produza palavras que ele não utiliza.

Sinais de Alerta

  • Não compreende ordens simples.
  • Não produz mais do que 5 palavras.

 

2-3 anos

O que acontece?

  • Brinca ao faz de conta, por exemplo dar de comer a um boneco.
  • “Idade dos porquês”.
  • Grande expansão de vocabulário.
  • Nomeia e diz para que servem objetos comuns.
  • Identifica imagens de ações.
  • Identifica grande, pequeno e muito.
  • Produz frases com 4 palavras (ex.: Eu quero um gato!; Hoje vou à escola!; Eu gosto de gelado!).
  • Começa a produzir frases coordenadas (ex.: "Eu quero um gato e um cão.").
  • Utiliza predominantemente substantivos.
  • Utiliza verbos, adjetivos, determinantes, pronomes pessoais, alguns advérbios e preposições.
  • Já começa a fazer a variação em género e número.

Conselhos

  • Envolva a criança nas atividades do dia-a-dia.
  • Reserve tempo para ouvir a criança e responder-lhe.
  • Expanda os seus enunciados, por exemplo se a criança disser "comer", diga "Vamos comer a sopa".
  • Façam jogos em que cada um joga na sua vez (lotos de imagens, de identificação de sons, de associação de pares, cores...)
  • Se a criança ainda usa o biberão e/ou a chupeta, encoraje-a a deixar de usar!

Sinais de Alerta

  • Não junta 2 palavras em frases simples (ex.: "dá pão").
  • O discurso não é percepetível.

Frase modelo adultos

Bibliografia:

 

  • Prevention: Developing Language, disponível em www.cplol.org
  • Rebelo, Ana e Vital, Ana. Desenvolvimento da linguagem e sinais de alerta: Construção e validação de um folheto informativo. Re(habilitar), nº 2, Edições Colibri, 2006, pp.69-98.
  • RIGOLET, Sylviane A.. Os Três P (Precoce, Progressivo, Positivo): Comunicação e Linguagem para uma Plena Expressão. Porto: Porto Editora, 2000.
  • SIM-SIM, Inês. Desenvolvimento da Linguagem. Lisboa: Universidade Aberta, 1998..

 

Marcações

telemóvel91 777 00 62

Especialistas em Terapia da Fala, Psicologia e Terapia Ocupacional

50% de desconto na 1ª Consulta

Até 31/03/2017!

Marcação Online

 

Contatos

telemóvel91 777 00 62

email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

facebook facebook.com/faleconnosco.saude

blogspotfaleconnosco-saude.blogspot.com